A
vida nos tempos bíblicos — Os músicos e seus instrumentos
“Louvai [a Deus] com toque de buzina. Louvai-o com o instrumento
de cordas e com a harpa. Louvai-o com o pandeiro e com a dança de rodas.
Louvai-o com cordas e com o pífaro. Louvai-o com os címbalos de som melodioso.
Louvai-o com os címbalos retumbantes.” — SALMO 150:3-5.
A MÚSICA e os
músicos sempre desempenharam um papel vital na adoração a Jeová Deus. Por
exemplo, quando Jeová salvou milagrosamente os israelitas no mar Vermelho,
Miriã, irmã de Moisés, liderou as mulheres num cântico e dança de vitória. E
elas tocavam pandeiro. Esse acontecimento demonstra como a música era
importante para os israelitas — eles tinham acabado de escapar do exército
egípcio e, no entanto, muitas mulheres tinham seus instrumentos à mão, prontos
para serem tocados. (Êxodo 15:20)
Mais tarde, o Rei Davi providenciou milhares de músicos para tocar seus
instrumentos como parte da adoração no tabernáculo. Esse sistema continuou a
ser usado no templo que seu filho Salomão construiu. — 1 Crônicas 23:5.
Do que esses instrumentos eram feitos? Como eles eram? Que sons
produziam? E quando eram usados?
Tipos
de instrumentos musicais
Os instrumentos descritos na Bíblia eram de madeira nobre, pele
de animal esticada, metal e chifre. Alguns eram incrustados de marfim. As
cordas eram de fibra vegetal ou de tripa de animal. Os músicos tocavam esses instrumentos
para acompanhar poemas, dança animada e canto. (1 Samuel
18:6, 7) Mas o mais importante de tudo é que eles eram usados
na adoração ao Deus que os havia abençoado com a dádiva da música. (1 Crônicas
15:16)
Instrumentos de corda A harpa e a lira eram instrumentos
leves, portáteis, com cordas esticadas numa estrutura de madeira. Davi tocava
um instrumento de corda para acalmar a alma do angustiado Rei Saul. (1 Samuel
16:23) Esses instrumentos foram usados por uma orquestra na
dedicação do templo de Salomão e em outras ocasiões alegres, como em
festividades. — 2 Crônicas 5:12; 9:11.
O alaúde em geral tinha um formato diferente da harpa. Muitas
vezes, consistia de algumas cordas esticadas numa estrutura com uma caixa de
ressonância. As cordas que vibravam talvez produzissem um som melodioso
parecido ao do violão clássico de hoje. As cordas eram de fibras vegetais
retorcidas ou de tripa de animal.
Instrumentos de sopro Esses instrumentos são mencionados com
frequência na Bíblia. Um dos mais antigos é a buzina judaica, conhecida como
chofar. Tratava-se de um chifre oco de carneiro que produzia tons altos e
estridentes. Os israelitas usavam o chofar a fim de reunir as tropas para a
batalha e para indicar ao povo a hora de agir. — Juízes
3:27; 7:22.
Outro tipo de
instrumento de sopro era a trombeta de metal. Um documento encontrado entre os
Rolos do Mar Morto indica que os músicos podiam tocar uma variedade
impressionante de tons nesse instrumento. Jeová pediu que Moisés fizesse duas
trombetas de prata para serem usadas no tabernáculo. (Números
10:2-7) Mais tarde, na inauguração do templo de Salomão, foram
usadas 120 trombetas para produzir
um som poderoso. (2 Crônicas 5:12, 13) Os artesãos faziam
trombetas de vários tamanhos. Algumas chegavam a medir mais de 90 centímetros
do bocal até a extremidade em forma de sino.
Um dos instrumentos
de sopro favoritos dos israelitas era a flauta. Seu som alegre e melodioso
animava as pessoas em reuniões familiares, festas e casamentos. (1 Reis 1:40; Isaías 30:29) O som lírico da flauta também podia ser
ouvido nos funerais como parte do ritual de luto (veja a página 14).
— Mateus 9:23.
Instrumentos de percussão Nas celebrações, os israelitas usavam
vários instrumentos de percussão. Os sons rítmicos ajudavam a despertar fortes
emoções. O pandeiro era feito de pele de animal bem esticada numa estrutura
redonda de madeira. Quando um músico ou dançarino batia no pandeiro com a mão,
ele produzia um som seco de tambor. Quando se balançava o pandeiro, sininhos
presos nele produziam um som rítmico.
Outro instrumento de percussão era conhecido como sistro. Era
uma espécie de chocalho: uma armação metálica oval e barras horizontais com
discos de metal e um cabo. Quando balançado rapidamente para a frente e para
trás, o sistro produzia um som metálico agudo e ritmado.
Címbalos de bronze
produziam um som ainda mais agudo. Os címbalos eram discos de dois tamanhos.
Havia címbalos grandes, que eram batidos com força um no outro. E havia
címbalos menores, melodiosos, que eram tocados entre dois dedos. Os dois
produziam um som de metal, mas com intensidades diferentes. — Salmo 150:5.
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