terça-feira, 4 de setembro de 2012

Trabalho 2 sobre a Madeira parte a


A vida nos tempos bíblicos — Os músicos e seus instrumentos
“Louvai [a Deus] com toque de buzina. Louvai-o com o instrumento de cordas e com a harpa. Louvai-o com o pandeiro e com a dança de rodas. Louvai-o com cordas e com o pífaro. Louvai-o com os címbalos de som melodioso. Louvai-o com os címbalos retumbantes.” — SALMO 150:3-5.
A MÚSICA e os músicos sempre desempenharam um papel vital na adoração a Jeová Deus. Por exemplo, quando Jeová salvou milagrosamente os israelitas no mar Vermelho, Miriã, irmã de Moisés, liderou as mulheres num cântico e dança de vitória. E elas tocavam pandeiro. Esse acontecimento demonstra como a música era importante para os israelitas — eles tinham acabado de escapar do exército egípcio e, no entanto, muitas mulheres tinham seus instrumentos à mão, prontos para serem tocados. (Êxodo 15:20) Mais tarde, o Rei Davi providenciou milhares de músicos para tocar seus instrumentos como parte da adoração no tabernáculo. Esse sistema continuou a ser usado no templo que seu filho Salomão construiu. — 1 Crônicas 23:5.
Do que esses instrumentos eram feitos? Como eles eram? Que sons produziam? E quando eram usados?


Tipos de instrumentos musicais
Os instrumentos descritos na Bíblia eram de madeira nobre, pele de animal esticada, metal e chifre. Alguns eram incrustados de marfim. As cordas eram de fibra vegetal ou de tripa de animal. Os músicos tocavam esses instrumentos para acompanhar poemas, dança animada e canto. (1 Samuel 18:6, 7) Mas o mais importante de tudo é que eles eram usados na adoração ao Deus que os havia abençoado com a dádiva da música. (1 Crônicas 15:16)
Instrumentos de corda A harpa e a lira eram instrumentos leves, portáteis, com cordas esticadas numa estrutura de madeira. Davi tocava um instrumento de corda para acalmar a alma do angustiado Rei Saul. (1 Samuel 16:23) Esses instrumentos foram usados por uma orquestra na dedicação do templo de Salomão e em outras ocasiões alegres, como em festividades. — 2 Crônicas 5:12; 9:11.
O alaúde em geral tinha um formato diferente da harpa. Muitas vezes, consistia de algumas cordas esticadas numa estrutura com uma caixa de ressonância. As cordas que vibravam talvez produzissem um som melodioso parecido ao do violão clássico de hoje. As cordas eram de fibras vegetais retorcidas ou de tripa de animal.
Instrumentos de sopro Esses instrumentos são mencionados com frequência na Bíblia. Um dos mais antigos é a buzina judaica, conhecida como chofar. Tratava-se de um chifre oco de carneiro que produzia tons altos e estridentes. Os israelitas usavam o chofar a fim de reunir as tropas para a batalha e para indicar ao povo a hora de agir. — Juízes 3:27; 7:22.
Outro tipo de instrumento de sopro era a trombeta de metal. Um documento encontrado entre os Rolos do Mar Morto indica que os músicos podiam tocar uma variedade impressionante de tons nesse instrumento. Jeová pediu que Moisés fizesse duas trombetas de prata para serem usadas no tabernáculo. (Números 10:2-7) Mais tarde, na inauguração do templo de Salomão, foram usadas 120 trombetas para produzir um som poderoso. (2 Crônicas 5:12, 13) Os artesãos faziam trombetas de vários tamanhos. Algumas chegavam a medir mais de 90 centímetros do bocal até a extremidade em forma de sino.
Um dos instrumentos de sopro favoritos dos israelitas era a flauta. Seu som alegre e melodioso animava as pessoas em reuniões familiares, festas e casamentos. (1 Reis 1:40; Isaías 30:29) O som lírico da flauta também podia ser ouvido nos funerais como parte do ritual de luto (veja a página 14). — Mateus 9:23.
Instrumentos de percussão Nas celebrações, os israelitas usavam vários instrumentos de percussão. Os sons rítmicos ajudavam a despertar fortes emoções. O pandeiro era feito de pele de animal bem esticada numa estrutura redonda de madeira. Quando um músico ou dançarino batia no pandeiro com a mão, ele produzia um som seco de tambor. Quando se balançava o pandeiro, sininhos presos nele produziam um som rítmico.
Outro instrumento de percussão era conhecido como sistro. Era uma espécie de chocalho: uma armação metálica oval e barras horizontais com discos de metal e um cabo. Quando balançado rapidamente para a frente e para trás, o sistro produzia um som metálico agudo e ritmado.
Címbalos de bronze produziam um som ainda mais agudo. Os címbalos eram discos de dois tamanhos. Havia címbalos grandes, que eram batidos com força um no outro. E havia címbalos menores, melodiosos, que eram tocados entre dois dedos. Os dois produziam um som de metal, mas com intensidades diferentes. — Salmo 150:5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e deixar o seu recadinho