segunda-feira, 18 de junho de 2012

Drogas uma ameaça aos nossos jovens

 
 
A família cristã precisa se precaver contra a ameaça das drogas que desestruturam seus filhos e a convivência familiar. 

Qual será o motivo que leva um jovem a se drogar? 
Podem ser vários os motivos:
Por curiosidade, por alguma influência de terceiro, por revolta, por querer ser diferente do meio social em que vive, para ser aceito em um determinado grupo...
A forma de se relacionar com a droga também diverge de um jovem para outro. Há o usuário ocasional, que pode incorporá-la a seus hábitos, sem se tornar um dependente, continuando a ser uma pessoa produtiva. Já os dependentes, todos os seus esforços se concentram em obtê-la. Dependendo do nível de dependência eles podem ultrapassar todos os limites do respeito ao outro para adquiri-la. Roubam, mentem e até matam se preciso for para conseguir a droga.
Todo usuário busca na droga preencher um vazio existencial e espiritual.
Muitas vezes os pais, desatentos, ignorantes do assunto,  não conseguem perceber  quando o problema começa.  
 
Como Prevenir?
  A família precisa investir mais na formação
de uma personalidade sadia das crianças.
É necessário investir mais tempo na formação dos filhos e reforçar os valores morais, éticos e espirituais, que servem como pilares na sustentação do caráter humano. Isto só será possível com o diálogo franco e aberto.
 
À luz da Bíblia:
A estrutura familiar é muito importante para que a ameaça sombria das drogas não abata sobre nossos jovens. Um lar onde as relações familiares são pautadas na Palavra de Deus, onde há respeito mútuo, tolerância, paciência, amor, alegria, zelo, temperança é  quase impossível o jovem enveredar-se pelo caminho das drogas.
A Bíblia ensina que se educarmos a criança no caminho em que deve andar, até quando envelhecer ela não se desviará deste caminho.(Pv 22.6)
  
Que caminho é este?
O caminho da verdade, do respeito, do amor, do coração de Deus. Você pode achar que é muito difícil. Mas tudo o que é bom não é fácil, demanda esforço e dedicação. 
Quando lançamos um olhar mais profundo sobre os ensinamentos da Bíblia, observamos que não é suficiente levar nosso filho à Escola Dominical , aos cultos da igreja. É preciso muito mais do que isso para educá-lo no caminho. Para começar, nosso exemplo vale mais do que mil palavras. Para que a Palavra de Deus seja viva na vida de um filho, é necessário que os pais vivam a Palavra.

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e deixar o seu recadinho