segunda-feira, 21 de maio de 2012

Santificação


Santificação

Ser santo é ser separado do que é impuro  Ler- I Coríntios 1:2
 Essa palavra nos mostra que a santificação tem duas etapas:
inicial – “santificados em Cristo Jesus”;
progressiva – “chamados para serem santos”. 

Quando a Bíblia usa o termo “santificados” em Cristo Jesus, não fala de algo 
que está acontecendo, mas sim de algo que já aconteceu; está no tempo passado.
Vários outros textos confirmam que ao encontrarmos Jesus e nascermos de novo, 
fomos santificados  (At.26:18, I Co.6:11)

Todo o passado de pecado foi removido e a sujeira espiritual foi lavada (Tt.3:5); tornamo-nos novas criaturas e as coisas velhas já passaram (II Co.5:17). Por outro lado, a mesma Bíblia mostra que depois de termos passado por esta santificação, ainda há necessidade de algo mais, pois o mesmo texto também diz: “chamados para serem santos”.

Estes mesmos que foram santificados inicialmente (uma experiência instantânea) são chamados para SEREM santos. Em outras palavras, o que Deus começou agora deve ser mantido e desenvolvido por cada um de nós.

Esta carta de Tessalonicenses foi dirigida a pessoas cristãs, portanto já haviam passado pela santificação inicial do novo nascimento. Porém, elas necessitavam de algo mais: um processo de santificação.
E o que diferencia estas duas etapas da santificação?
 O fato do homem ser tripartido  (composto de três partes distintas),
bem como o da salvação divina tocar de modo distinto cada uma destas partes:
E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso ESPÍRITO e ALMA e CORPO sejam conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo” – I Tessalonicenses 5:23

Seu espírito é a parte de si que tem consciência de Deus e das coisas espirituais.  Sua alma é a parte de si que tem consciência de si mesmo. Já seu corpo é a parte de si que tem consciência das coisas naturaisA salvação divina atinge cada uma destas três partes da seguinte maneira




ESPÍRITO – já passou pela santificação inicial que se deu na ocasião da regeneração (II Co.1:21 – Tg.1:18 – I Pe.1:21). Agora se desenvolve mediante o processo de crescimento (I Pe.2:2 – Ef.5:15)
que corresponde ao crescimento natural  (I Co.3:1-3 – Hb.5:13,14); 
 ALMA – é a nossa personalidade; sede das emoções, intelecto e vontade. Ela é restaurada (Tg.1:21) pela Palavra de Deus
É o processo de mudança de valores (Lc.5:33-39 – Ef.4:23 – Jr.18:1-6 – Rm.12:1,2) que também chamamos de desenvolver a salvação (Fl.1:6 e 2:12) e despir-se do velho homem (Ef.4:20 a 5:21);
 
CORPO – nosso corpo só será totalmente santificado depois de transformado
(I Co.15:50-53).  Até que isto aconteça,
a santificação do corpo é o processo contínuo de sujeitar a carne (I Co.9:27), guardar-se da imoralidade (I Co.6:13-20 – I Ts.4:1-8) e usar adequadamente os membros do corpoA santificação do corpo abrange ainda a nossa forma de falar e de vestir  (Ef.4:25,29 – I Tm.2:9,10). 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por participar e deixar o seu recadinho